Por que ser minimalista?

Entenda porque todo mundo deveria aderir ao minimalismo.

Por que ser minimalista?

Nos últimos anos, tem-se falado tanto sobre minimalismo, que talvez você já tenha pensado por que devesse ser minimalista. Não é a toa que cada vez mais pessoas tem olhado para esse estilo de vida. Existe algo no minimalismo, que gera uma transformação profunda nas vidas das pessoas e é aí que está o ponto chave que atrai cada vez mais adeptos.

Contexto padrão - Consumismo e Acumulação

Hoje vivemos num mundo onde o status quo é baseado no consumo excessivo e na acumulação. As publicidades ficam o tempo todo alimentando a ideia de que você  precisacomprar algo, que talvez até o dia anterior você nem sabia que existisse.

O padrão de sociedade sugere – para não dizer impõe – que você precisa ter e fazer determinadas coisas para ser alguém, para pertencer a um grupo, para ser visto como alguém bem-sucedido.

Enquanto isso, por questões culturais, você não se desapega de nada, foi embutido tanto valor (superficial) naquele item, que você  não tem coragem de se desfazer. A frase “vai que um dia precisa” vira o mantra dos acumuladores e o medo de viver com o essencial cria o caos do excesso e da bagunça em suas casas.

Aí, você descobre o minimalismo

O minimalismo é um estilo de vida pautado na vida com o essencial. Você terá tudo aquilo que precisa de fato, que realmente é genuíno para você e passa a eliminar tudo que é excesso. Não é viver na escassez, é eliminar o excesso, sem que falte qualquer coisa.

Mais do que só fazer um destralhe em toda a sua casa, você aplica o conceito de viver com o essencial em todas as áreas da sua vida. Passa a fazer gestão do tempo e a ter uma vida mais leve, por se comprometer apenas com atividades, eventos e hobbies essenciais. Passa a ficar com a mente mais leve, pelo simples fato de focar nas coisas que você tem controle e passar a aceitar que aquilo que você não deve gastar energia com aquilo que não controla. Aceitando que certas coisas são como elas são.

Então, por que ser minimalista?

Deixar as coisas que não são importantes partir. Focar no que é genuíno e importante para você. São atos que fazem você se desprender das correntes invisíveis (nem tanto) do status quo. Você passa a se iluminar. A trazer à luz quem você realmente é.

O processo de entender o que é essencial – vale lembrar que o essencial é diferente para cada pessoa – é também um processo de autoconhecimento. A cada avanço, você conquista uma vida mais leve, afasta-se de cenários de angústia, ansiedade e estresse.

Ter o essencial, ser minimalista, não é o objetivo final, é apenas o caminho para uma vida magnífica. Por essa razão, cada vez mais pessoas aderem a este estilo de vida. Você está pronto para ir cada vez mais fundo nessa nova realidade?

Se gostou desse conteúdo e está começando no minimalismo, clique aqui e confira meu vídeo sobre como começar nesse estilo de vida no YouTube.

Construa sua vida com o essencial e nos vemos no próximo post!

Gostou do conteúdo? Ajude a propagar o estilo de vida minimalista compartilhando.

Confira os posts mais recentes:

Minimalismo extremo e exagerado

Minimalismo Extremo

Você sabe o que é o minimalismo extremo? Algumas pessoas abraçam o estilo de vida minimalista de uma forma tão obcecada que acabam levando isso

Leia mais »